Noticias

OS MELHORES CÃES PARA FAZENDA.

SAIBA QUAIS SÃO AS RAÇAS COM PERFIS MAIS ADEQUADOS AO TRABALHO NO CAMPO.

Seja para proteger e dar mais segurança à fazenda, ou guiar e cuidar dos rebanhos, os cães têm papel importante nas propriedades rurais. Nas atividades de pastoreio, por exemplo, eles se tornam verdadeiros ajudantes na lida com os animais.

A maioria dos cachorros de grande porte pode se tornar um cão de pastoreio. Porém, algumas características instintivas e outras adquiridas por meio de um bom adestramento devem ser levadas em conta desde filhote.

Para atividades no campo é indicado dar preferência a raças rústicas, resistentes à variação de clima, dóceis, enérgicas, inteligentes e fieis ao dono. Assim como a obediência e o companheirismo com humanos e principalmente com outras espécies de animais, acrescenta. Conheça as raças mais indicadas e suas principais características:

Border Collie: Possui instinto natural ao pastoreio e a inteligência está entre as suas maiores qualidades. É bastante ativo, enérgico, obediente e fácil de treinar, além de ser amigável com outros animais e humanos.

Boiadeiro Australiano: Desenvolvido para substituir as raças de pastores tradicionais, possui características importantes como suportar bem o calor, percorrer grandes distâncias e temperamento selvagem.

Pastor Maremano Abruzês: Devido à pelagem e resistência, é mais encontrado em regiões frias e montanhosas. É dócil e exerce as atividades por instinto, além de guardião de rebanhos, desempenha ótima função de guarda da propriedade.

Pastor Alemão: Inteligência, fidelidade, obediência e atenção constante aos comandos do dono estão entre as principais qualidades. Assim como resistência e alto desempenho em longos períodos de trabalho.

Pastor Belga: Ideal para guiar e proteger o rebanho, pois desempenha a função por instinto. Suas quatro variedades – Groenendael, Malinois, Tervuren e Laekenois – apresentam forte perfil como vigilantes e rastreadores.

Fila Brasileiro: Frequente na lida com o gado bovino, acompanhando os peões no trabalho de movimentação da boiada, com auxílio na condução, aparte e retorno dos animais ao curral, rendeu ao fila o apelido de “cabeçudo boiadeiro”. Valente e arredio a estranhos, o cão também presta-se à defesa de muitas propriedades rurais.

Mário Freire

Share
Published by
Mário Freire

Recent Posts

Braquiária que tolera 500 mm de chuva/ano chegará ao Brasil

Cresce a ansiedade do pecuarista brasileiro pelo lançamento da nova cultivar híbrida de braquiária tolerante à…

3 anos ago

Vai ser mais fácil comprar e vender gado na Bahia.

Já está no ar site específico para venda de bovinos, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos.…

4 anos ago

Único indicador do PIB que não caiu foi a agropecuária.

Apesar de representar 5% do PIB, o setor de agro tem um peso de mais…

4 anos ago

Cal virgem no bebedouro garante água limpa para o gado?

Uma técnica muito difundida por algumas pessoas, a utilização do cal virgem no bebedouro é…

4 anos ago

Afinal macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda ?

A pecuária brasileira é, com certeza, um dos mais atrativos negócios no país. O Brasil…

4 anos ago

Solos arenosos, a próxima fronteira agrícola.

Brasil tem ao menos mais uma fronteira agrícola a ser descoberta. Um dos maiores desafios…

4 anos ago