Gado de corte: Não perca dinheiro. -
Resultados da sua pesquisa

Gado de corte: Não perca dinheiro.

Postado por Mário Freire em 8 de setembro de 2019
| 0

Tudo que você precisa saber para não perder dinheiro.

A criação de gado de corte é uma das atividades mais lucrativas de todo setor brasileiro, sem dúvidas, é uma excelente opção de investimento, já que o rebanho brasileiro se desenvolveu muito, tornando-se o maior do mundo, com uma demanda crescente.

Dona de um enorme mercado consumidor interno, o negócio da pecuária de corte parece absorver tudo que se produz desde que essa produção seja de qualidade. Os números do setor crescem a cada dia e colocam a pecuária brasileira como uma das mais produtivas de todo o mundo.

Se você está pensando em investir nesse setor, precisa compreender alguns tópicos que vão desde a estrutura da fazenda, manejo das pastagens e a criação e administração da propriedade, que comumente é deixada de lado por alguns produtores.

O manejo do pasto é um dos fatores cruciais para obter sucesso com a produção de bovinos de corte. Mas, ele continua sendo um dos maiores erros que os produtores rurais cometem. Seja pela quantidade de animais por área, tipo de forrageira, exploração intensa ou falta de suplementação adequada.

As pastagens representam a forma mais prática e econômica para alimentar os bovinos. Isto é, ela é a base de sustentação da bovinocultura de corte aqui no Brasil. Por isso, é necessário criar medidas rentáveis e competitivas para utilizar o solo para a criação de gado, frente outras possibilidades. Para isso, pode-se intensificar a atividade e adotar técnicas como a suplementação de volumosa no período seco e a rotação de pastos adubados.

Para quem alimenta o gado com pastagem uma grande preocupação é a degradação do solo, pois ela é um dos fatores que mais interferem na lucratividade dentro do agronegócio brasileiro.

Outro ponto importante é o clima da região, bem como a qualidade do solo, o tipo da forrageira e a qualidade do animal que utilizará o alimento. Ou seja, não existe uma receita fixa, a alimentação correta vai depender de qual estágio a criação de bezerros está.

Fases da criação:

Cria – Esta fase vai desde o melhoramento genético ao crescimento do bezerro até a desmama, que acontece entre 6 a 8 meses de idade. Existem cuidados importantíssimos durante este estágio: A mamada do colostro e a cura do umbigo, já que, estas duas práticas juntas chegam a ser responsáveis por até 70% da prevenção de doenças.

Recria – A fase da recria começa após o desmame dos bezerros. Em geral, ela é desenvolvida pelos produtores que atuam no processo de criação. No entanto, é uma fase muito importante, pois caso o desenvolvimento não for bem executado o processo de engorda ficará prejudicado. Ou seja, o bom desenvolvimento dos animais depende dos cuidados e da alimentação fornecida durante esta fase.

Engorda – A engorda, ou terminação como é conhecida, é a fase final da pecuária de corte, na qual os bovinos são submetidos à uma alimentação específica para ganho de peso, para que produzam mais carne e de melhor qualidade. Os rebanhos de engorda podem ser constituídos de animais adultos, novilhos de mais de dois anos, bezerros desmamados e garrotes. Mas, no ponto de vista biológico os animais na fase de engorda não possuem o crescimento tão eficiente como na cria e recria. Porque, na medida em que o animal se aproxima ao seu peso maduro, a intensidade de seu crescimento pela eficiência alimentar diminui.

Os bovinos de corte podem receber dois tipos de alimentos:

Volumosos – São aqueles com elevado teor de fibra, como as forragens (feno, capineira e silagem na forma de pastagens), palhadas (resto de culturas após a colheita de grãos) e cana-de-açúcar.

Concentrados – Têm baixo teor de fibra e podem ser energéticos, ou protéicos. Os energéticos possuem um baixo teor proteico e com alto valor energético. Como por exemplo, o farelo de trigo, grão de milho, raiz de mandioca e farelo de arroz. Já os concentrados proteicos, além da energia, dispõem de alta concentração de proteína. Assim como, o farelo de algodão, de soja ou de amendoim.

É importante destacar que na dieta dos bovinos deve sempre conter alimentos que estimulem a ruminação. Pois, os ruminantes precisam receber, obrigatoriamente, uma certa quantidade de fibras para que o rúmen possa ter um bom funcionamento.

Certamente, outra característica de toda criação de gado de corte bem sucedida é o investimento em conhecimento. Tanto para os funcionários, que lidam diretamente com o gado quanto para quem administra a propriedade. Pois, não há como ter uma criação competitiva, equipe engajada e sucesso na atividade sem ter o conhecimento prático sobre o assunto.

Fonte: Embrapa gado de corte

Compare Anúncios