Nova raça de gado chega ao Brasil (Ultrablack). -
Resultados da sua pesquisa

Nova raça de gado chega ao Brasil (Ultrablack).

Postado por Mário Freire em 27 de agosto de 2019
| 0

A nova raça, originária da Austrália, é resultado do cruzamento de animais Angus e zebuinos com no mínimo 80% de sangue Angus. Os exemplares são mochos e têm pelagem lisa preta ou vermelha, apresentando um biotipo adaptado à produção de carne de qualidade, especialmente quando usado no cruzamento com fêmeas F1 Angus x Zebu. A Expointer 2019 terá o primeiro julgamento da raça Ultrablack, que tornou-se opção para produção de carne premium no Brasil.

A primeira avaliação de rebanho Ultrablack do país ficará a cargo do jurado argentino Lucas Lagrange em 27/08/2019, a raça é mais uma opção para o uso da genética Angus para produção de carne, frisa o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski.

A Ultrablack é uma raça sintética caracterizada por no mínimo, 80% de sangue Angus e 20% de sangue zebuíno. Seu principal uso é em acasalamentos com matrizes F1, fêmeas meio-sangue (Angus X zebuíno) resultantes do processo denominado cruzamento industrial, a Ultrablack valoriza os atributos qualitativos concedidos pela Angus à carne e conserva a rusticidade típica dos zebuínos. “A raça tem características essenciais para garantir o uso de genética Angus como ferramenta nos mais distintos projetos de produção de carne de qualidade”, ponderou o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato.

Entre as metas de médio/longo prazo da Associação Brasileira de Angus para a nova raça está a criação de um selo de certificação da Carne Ultrablack dentro do Programa Carne Angus Certificada. Segundo o presidente da Angus, essa primeira exposição da nova raça é uma forma de fomentar a adesão de novos criadores.

A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2019 com 194 animais inscritos, sendo 16 Ultrablack e uma vasta programação que inclui julgamentos, eventos gastronômicos e debates técnicos.

Fonte: Compre Rural

Compare Anúncios