Noticias

A Importancia da qualidade do pasto no custo da arroba.

Pastos de maior qualidade trazem ganho de peso aos animais e encurtam o ciclo de produção, gerando assim, diluição dos custos fixos e melhora do resultado financeiro.

O Brasil é privilegiado por ter condições climáticas que permitem a produção de gado de corte em pastagens durante todo o ano. É fato que durante o período seco os ganhos de peso são menores, devido à sazonalidade de produção das forrageiras, mas com a adição de suplementos nutricionais é possível manter a boiada produzindo.

Sendo assim, o pasto se torna o bem mais precioso para o sucesso da engorda dos animais, e uma propriedade com pastos de maior qualidade aumenta as chances de fechar as contas no azul.

Podemos definir pastos de maior qualidade aqueles que são livres de pragas e doenças, que fornecem boas quantidades de forragem e nutrientes e conseguem suportar o pastejo de um maior número de animais.

Para chegar a esses resultados, é preciso investir no controle de plantas daninhas, por meio do uso de herbicidas, investir em adubação e utilizar os manejos corretos de entrada e saída dos animais das pastagens, assim como ajustar a taxa de lotação dos pastos para não faltar nem sobrar forragem para os animais.

Entretanto, apesar da importância do pasto para a pecuária de corte, ainda é comum a crença, por parte de muitos pecuaristas, de que não são necessários maiores investimentos para a formação e a manutenção dos pastos. Essa negligência acaba diminuindo gradativamente a qualidade da pastagem, chegando até a níveis mais severos de degradação.

Outra situação que também é comum em fazendas no Brasil é o investimento no fornecimento de suplementos nutricionais para os animais antes mesmo do investimento na melhoria das pastagens.

Vale frisar que a suplementação é extremamente importante para a melhoria do ganho de peso dos animais e com ela, mesmo em pastos degradados, há algum aumento no ganho de peso dos animais. Entretanto, para aproveitar ao máximo a resposta aos suplementos nutricionais é necessário que o pasto esteja em boas condições, gerando assim maior ganho de peso.

O investimento em pastagens é essencial para o aumento de ganho de peso dos bovinos. Em um primeiro momento, é preciso ter um aporte financeiro para conseguir arcar com os desembolsos que o investimento exige. Porém, as melhorias provocadas pelo investimento permitem uma produção com giro mais rápido, o que dilui os custos fixos, além de aumentar o ganho em escala em médio e longo prazos, fatos que trazem melhora do resultado financeiro do sistema.

Autor: Breno de Lima – Zootecnista

Mário Freire

Share
Published by
Mário Freire

Recent Posts

Braquiária que tolera 500 mm de chuva/ano chegará ao Brasil

Cresce a ansiedade do pecuarista brasileiro pelo lançamento da nova cultivar híbrida de braquiária tolerante à…

3 anos ago

Vai ser mais fácil comprar e vender gado na Bahia.

Já está no ar site específico para venda de bovinos, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos.…

4 anos ago

Único indicador do PIB que não caiu foi a agropecuária.

Apesar de representar 5% do PIB, o setor de agro tem um peso de mais…

4 anos ago

Cal virgem no bebedouro garante água limpa para o gado?

Uma técnica muito difundida por algumas pessoas, a utilização do cal virgem no bebedouro é…

4 anos ago

Afinal macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda ?

A pecuária brasileira é, com certeza, um dos mais atrativos negócios no país. O Brasil…

4 anos ago

Solos arenosos, a próxima fronteira agrícola.

Brasil tem ao menos mais uma fronteira agrícola a ser descoberta. Um dos maiores desafios…

4 anos ago