Noticias

Saiba mais sobre o gado Droughtmaster

A nova raça de gado australiano foi desenvolvida para ser resistente à seca, às altas temperaturas, ao carrapato e ao câncer de olho. Uma das vantagens do gado Droughtmaster é a fertilidade, que garante ao pecuarista maior economia.

Tudo começou em North Queensland, quando um pecuarista australiano chamou de Droughtmaster a raça de gado originada do cruzamento entre Bos Taurus e Bos indicus. A nova raça de gado australiano foi desenvolvida para ser resistente à seca, às altas temperaturas, ao carrapato e ao câncer de olho. Todos prejudiciais à produtividade do rebanho e à rentabilidade da pecuária. Felizmente, após anos de tentativas, os produtores chegaram a um surpreendente resultado: uma raça dócil, de fácil manejo e com alto desempenho para produção de carne.

A aptidão para produzir carne de qualidade é determinante para o sucesso da pecuária de corte. Sendo assim, torna-se indispensável ao pecuarista conhecimento aprofundado sobre a raça de bovino na qual pretende investir. Inclusive “avaliar criteriosamente o bovino antes da compra é prática obrigatória a todo produtor de carne”, afirmam os professores Carlos Henrique Cavallari Machado e Luiz Antônio Josahkian.

Além disso, a ótima performance reprodutiva da raça, a alta libido e a facilidade ao parto trazem ao produtor resultados surpreendentes. Por tais motivos, o pecuarista que pretende investir na raça australiana Droughtmaster terá retorno financeiro garantido, com bom faturamento anual.

Os bovinos Droughtmaster apresentam conversão alimentar com o máximo de eficiência. Independentemente das condições às quais são submetidos, os bovídeos dessa raça australiana mantêm uma taxa de crescimento bastante favorável. Na verdade, eles respondem muito bem a vários tipos de pastagem, de pastos nativos em regiões tropicais a pastos melhorados em regiões temperadas (até mesmo em regiões com seca).

A carcaça com ótima cobertura de gordura e boa massa muscular torna o Droughtmaster um bovino com grande porcentagem de dressing (58%) e alto rendimento de carne (76%). Quando abatido mais jovem, o animal da raça Droughtmaster produz carne macia de excelente qualidade. Além disso, sua docilidade resulta em uma carne com cor e pH em bons níveis (conforme as exigências do mercado).

A classificação das carcaças do gado Droughtmaster, com base nos Cortes do Meat Standards Australia (MSA), é a seguinte: Eating Quality Standards (EQS) 3 e 4 estrelas (produção padrão) e Eating Quality Standards (EQS) 5 estrelas (alto desempenho de crescimento).

Fonte: beefpoint

Mário Freire

Share
Published by
Mário Freire

Recent Posts

Braquiária que tolera 500 mm de chuva/ano chegará ao Brasil

Cresce a ansiedade do pecuarista brasileiro pelo lançamento da nova cultivar híbrida de braquiária tolerante à…

3 anos ago

Vai ser mais fácil comprar e vender gado na Bahia.

Já está no ar site específico para venda de bovinos, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos.…

4 anos ago

Único indicador do PIB que não caiu foi a agropecuária.

Apesar de representar 5% do PIB, o setor de agro tem um peso de mais…

4 anos ago

Cal virgem no bebedouro garante água limpa para o gado?

Uma técnica muito difundida por algumas pessoas, a utilização do cal virgem no bebedouro é…

4 anos ago

Afinal macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda ?

A pecuária brasileira é, com certeza, um dos mais atrativos negócios no país. O Brasil…

4 anos ago

Solos arenosos, a próxima fronteira agrícola.

Brasil tem ao menos mais uma fronteira agrícola a ser descoberta. Um dos maiores desafios…

4 anos ago