Pecuária não afeta aquecimento global, conclui pesquisa. -
Resultados da sua pesquisa

Pecuária não afeta aquecimento global, conclui pesquisa.

Postado por Mário Freire em 12 de dezembro de 2018
| 0

Pesquisadores concluem que a pecuária de um modo geral não tem efeito detectável no clima, pesquisa é do instituto sul-americano.

“A pecuária é a maior responsável pelo aquecimento global” quem já não ouviu essa expressão nos últimos anos. Desde que aquecimento global saiu dos meios acadêmicos e ganhou o interesse geral, tornou-se um tema muito sujeito a especulações e alarmismos. Desde a divulgação do relatório da FAO em 2006 – “Longa sombra da pecuária”, esta passou a ser considerada “vilã” do aquecimento global. Nesse relatório, a pecuária é colocada como equivalente ao sistema mundial de transportes – consumidor voraz de combustíveis fósseis – quanto à produção de gases de efeito estufa (GEE).

A principal contribuição da pecuária quanto à emissão de GEE refere-se à produção de metano, segundo gás em importância relativa dentre os causadores do efeito estufa. Subproduto da fermentação ocorrida durante o processo digestivo de bovinos e outros ruminantes, o metano é expelido pelos animais por meio do “arroto” – e não do “pum” como se costuma reportar.

Novas pesquisas:

Pesquisadores desbancaram esse grande mito sobre a pecuária e sobre as mudanças climáticas do planeta.  A industria da Pecuária de corte e leite cada vez mais vem se baseando na sustentabilidade e entendendo que trabalhar em harmonia com a natureza é essencial para o planeta, os pecuaristas já fazem um trabalho espetacular de administrar a terra e à água para produzir mais carne e leite usando menos recursos.

Resumindo, a produção de carne bovina não é apenas sustentável; é regenerativa. E apesar do que os pessimistas afirmam, o pastejo do gado e o consumo de subprodutos da produção agrícola desempenham um papel fundamental em nosso ecossistema.

Uma nova pesquisa conduzida por Agroecologistas e o pesquisador científico Albrecht Glatzle é uma amostra disso, ele é professor do INTTAS (Iniciativa de Pesquisa e Extensão de Tecnologias Agrárias Sustentáveis), Filadelfia, Paraguay.

De acordo com uma pesquisa recém-publicada por Glatzle , que escreveu mais de 100 artigos científicos e dois livros-texto, “Não há nenhuma evidência científica de que a pecuária possa representar um risco para o clima da Terra“.

“Entre 1990 e 2005, a população mundial de bovinos aumentou em mais de 100 milhões de cabeças (segundo as estatísticas da FAO). Durante esse tempo, a concentração atmosférica de metano estabilizou-se completamente.

“Essas observações empíricas mostram que a pecuária não é um ator significativo no orçamento global de metano. Essa apreciação foi corroborada por Schwietzke et al. quem sugeriu que as emissões de metano da indústria de combustíveis fósseis e a infiltração geológica natural foram 60 a 110% maiores do que se pensava anteriormente ”, escreve ele.

“Não conseguimos encontrar uma impressão digital da pecuária, nem na distribuição geográfica do metano nem na evolução histórica da concentração atmosférica de metano. Consequentemente, na ciência, na política e na mídia, o impacto climático das emissões antropogênicas de GEE foi sistematicamente superestimado.

“As emissões de GEE provenientes do gado têm sido interpretadas principalmente isoladas de seu contexto ecossistêmico, ignorando sua significância insignificante dentro do equilíbrio global. Não há evidência científica, qualquer que seja, de que o gado doméstico possa representar um risco para o clima da Terra ”.

Fonte: Compre Rural

Compare Anúncios