Afinal macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda ? -
Resultados da sua pesquisa

Afinal macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda ?

Postado por Mário Freire em 15 de maio de 2020
| 0

A pecuária brasileira é, com certeza, um dos mais atrativos negócios no país. O Brasil possuí mais de 200 milhões de cabeças de gado, entre corte e leite, segundo dados do IBGE. A pecuária de corte está em constante evolução e a engorda dos animais é parte fundamental do processo. Entretanto, ainda existe a dúvida na escolha entre macho ou fêmea, qual traz mais lucro na engorda ?

A engorda de bovinos é, dentre os ciclos produtivos, o que apresenta maior capacidade produtiva por área dentro da bovinocultura, principalmente na utilização do confinamento. No entanto, o planejamento deve ser à base para guiar todas as decisões, como a de escolher qual sexo colocar na terminação.

Diante dos fatos, antes de responder a dúvida que é tema dessa matéria, vamos listar aqui algumas vantagens e desvantagens de cada categoria, ficando mais fácil a visualização para ajudar na tomada de decisão do produtor rural na hora da engorda desses animais.

Vantagens e desvantagens das categorias para engorda:

Fêmea:

Vantagens:

1- Menor valor animal.
2- Menor carga animal nas pastagens.
3- Ciclo mais curto.
4- Peso de venda menor.
5- Maior facilidade de comercialização.
6- Manejo facilitado.
7- Menos disputas sociais.

Desvantagens:

1- Animais com maior exigência devido a gestações anteriores.
2- Curva de crescimento mais lenta.
3- Deposição de gordura mais cara.
4- Dificuldade de reposição.
5- Dificuldade de compra de animais de qualidade superior, visto que esses animais ficam retidos pra cria.

Macho:

Vantagens:

1- Conversão alimentar menor.
2- A capacidade de acabamento mais tardio.
3- Potencial maior de produção de @.
4- A disponibilidade de animais de cabeceira é maior, pois no caso de fêmeas esses animais são destinados a reprodução.
5- Facilidade de reposição.

Desvantagens:

1-Risco de sodomia.
2-Disputas mais frequentes e com maior risco de acidentes.
3- Manejo pode ser mais difícil.

Considerações, macho ou fêmea qual traz mais lucro na engorda ?

Diante do que foi exposto acima, você deve estar ainda mais preocupado em qual das duas categorias escolher, afinal: Macho ou Fêmea, qual traz mais lucro na engorda ? Vamos resumir a resposta em uma única palavra: DEPENDE!

O que o pecuarista precisa levar em consideração, antes de mais nada, é o tipo de sistema utilizado na fazenda, pasto ou confinamento, qual é o mercado que ele tem para venda dos animais para abate e, o principal, qual o valor que será investido nessa arroba estocada.

Vamos a prática, uma situação em que eu, e aqui é uma opinião do autor, no caso de um confinamento, a minha preferência é utilizar novilhas, já que com essas terei um menor capital empatado nas arrobas estocadas, ou seja, a chance de perder dinheiro é menor no final do ciclo, caso ocorra alguma queda no mercado. Além disso, estamos falando de animais até 30 meses, que hoje recebem bonificação e preço de boi para padrão China.

O MELHOR ANIMAL E O MAIS LUCRATIVO É AQUELE QUE SE ENCAIXA NO SEU SISTEMA DE PRODUÇÃO!

Vale ressaltar que está não é uma recomendação, visto que para se iniciar um negócio, você precisará de uma visão ampla das vantagens e desvantagens intrínsecas a cadeia que existem antes, dentro e depois da porteira.

Thiago Pereira – Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa, MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite.

Fonte: Compre Rural

Compare Anúncios