Quer aumentar a produtividade do gado de corte ? -
Resultados da sua pesquisa

Quer aumentar a produtividade do gado de corte ?

Postado por Mário Freire em 26 de dezembro de 2018
| 0

Para aumentar a produtividade do gado de corte e obter bons lucros, além de conhecer bem o mercado, o pecuarista precisa seguir um bom manejo da pastagem na época da chuva, dessa forma, o empreendimento será bem-sucedido até mesmo na seca, afirma o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar.

Um dos fatores determinantes para o aumento na produtividade do rebanho de corte é o manejo da pastagem. Segundo Wagner Pires, engenheiro agrônomo, pós-graduado em pastagens (Esalq-USP), aproximadamente 70% do potencial produtivo das forrageiras ocorre na época da safra (somente 30% na entressafra). Ou seja, o pecuarista só se dá conta da baixa produtividade das forrageiras no período da estiagem. Por isso, é essencial que ele se prepare para não passar sufoco na seca.

Todo pecuarista que realiza um bom manejo da pastagem (durante o período das águas) consegue enfrentar a época de escassez de chuva despreocupado. Mas como se preparar ? Repondo nutrientes (como nitrogênio) no solo, é recomendada a aplicação de nitrogênio no último mês de chuva, assim, a forrageira armazena esse elemento, para utilizá-lo durante a estiagem e o pasto demora a secar.

Outro fator fundamental é a velocidade da rebrota das forrageiras, elas devem ser cultivadas como qualquer outra cultura para crescerem vigorosas e com ótimo sistema radicular. A aplicação de gesso auxilia no crescimento de raízes mais profundas, dessa forma, na seca, a planta consegue penetrar mais profundamente no solo para absorver água, isso é favorável ao gado, que terá alimento disponível em qualquer período do ano.

Algumas dicas:

  • Realizar o bom manejo da pastagem na época chuvosa, para garantir forrageiras com boa estrutura radicular e reserva para a estiagem;
  • Escolher cultivares de forrageiras mais resistentes à seca;
  • Aplicar gesso na pastagem para que as raízes da forrageira sejam mais profundas;
  • Realizar a aplicação de nitrogênio antes do fim da estação das águas;
  • Monitorar a fertilidade do solo e o desenvolvimento da pastagem durante o ano.
  • Realizar o controle das ervas daninhas com herbicidas específicos.

Fonte: Giro do boi

Compare Anúncios