Como melhorar a taxa de prenhez do rebanho ? -
Resultados da sua pesquisa

Como melhorar a taxa de prenhez do rebanho ?

Postado por Mário Freire em 13 de dezembro de 2018
| 0

A utilização de dados tem sido cada vez mais comum no campo, ajudando o setor produtivo a ser mais eficiente e assertividade nas tomadas de decisões.

Um grande volume de informações invade o agronegócio pela agricultura de precisão. A utilização de dados tem sido cada vez mais comum no campo, ajudando o setor produtivo a ser mais eficiente e assertividade nas tomadas de decisões. Assim, a agropecuária ganha mais exatidão, permitindo que se produza mais por menos.

Na pecuária leiteira é possível utilizar análise de dados a favor da melhora na taxa de prenhez. Por meio de ferramentas inovadoras, eficientes e precisas, é possível conquistar mais prenhezes e, consequentemente, mais dinheiro no bolso do produtor.

A taxa de prenhez indica o percentual de vacas que está se tornando gestante em relação ao total de vacas aptas do rebanho, a cada 21 dias. Vacas aptas são aquelas que retornam à reprodução após o período de espera voluntário (PEV), em torno de 45 dias após o parto. Quanto maior a taxa de gestação de um rebanho, maior o retorno econômico para o sistema de produção.

Digamos que o objetivo principal de uma determinada fazenda seja possibilitar o progresso genético mais rápido. Nesse caso, se o produtor optar por touros que ainda não tenham dados de fertilidade, é provável que ele tenha algum tipo de prejuízo.

Nas propriedades que adotam a inseminação artificial, as doses de sêmen devem ser provenientes de centrais idôneas e devem apresentar os resultados de testes de fertilidade. Por isso, acurácia nas informações sobre fertilidade são fundamentais. Para ter precisão, os dados devem ser constantes. Sabemos que existem diferenças na fertilidade dos touros, mesmo em curtos períodos de tempo; então é preciso adotar banco de dados que sejam confiáveis e atualizados.

Para que possamos maximizar ainda mais a acurácia, os resultados serão obtidos em testes de fertilidade, levando em consideração a interferência do efeito do inseminador ou a maneira como foi obtido o cio na fertilidade de um touro em um determinado rebanho. 

Também é sabido que o inseminador é diretamente responsável pelos resultados das taxas de serviço e concepção. Entre suas funções, podemos citar: A observação diária de cio, a execução correta de todas as etapas da técnica de inseminação, a inseminação no momento mais adequado, a deposição do sêmen no local certo, além da higiene pessoal, com os materiais e os animais. A conscientização desses profissionais sobre a importância das suas funções é fundamental para aumentar a taxa de prenhez.

Com todos os dados em mãos, o pecuarista consegue tomar as melhores decisões de acordo com o perfil e o objetivo de cada propriedade. Vale lembrar que o bom desempenho reprodutivo é o primeiro passo para o aumento da produção e para o bom desempenho da atividade leiteira.

Fonte: Alta Genetics 

Compare Anúncios