CRIAÇÃO DE CAPRINOS - DICAS DE MANEJO -
Resultados da sua pesquisa

CRIAÇÃO DE CAPRINOS – DICAS DE MANEJO

Postado por Mário Freire em 5 de dezembro de 2018
| 0

Um bom manejo reprodutivo, com acasalamentos bem direcionados, pode proporcionar um rápido crescimento para o rebanho caprino, com a constante entrada de novos e melhores animais.

A reprodução é uma fase que requer grande atenção, pois é a partir dela que os produtos da caprinocultura, cabritos e cabritas, são obtidos, seja para a produção de carne, seja para a incorporação no rebanho. Um bom manejo reprodutivo, com acasalamentos bem direcionados, pode proporcionar um rápido crescimento para o rebanho caprino, com a constante entrada de novos e melhores animais. Além disso, a reprodução é um fator limitante de grande importância na eficiência da produção de qualquer criação.

As falhas no manejo reprodutivo, que levam à não concepção, representam um grande potencial de perda na taxa de natalidade. O aumento das taxas de concepção na cobertura, a redução das perdas embrionárias e a diminuição da ocorrência de doenças são fatores que contribuem para aumentar a safra anual de cabritos e aumentar a lucratividade da caprinocultura. Envolvem, também, o acompanhamento dos animais jovens até a idade de reprodução e das fêmeas gestantes, bem como os cuidados com as crias após o parto e durante a lactação.

Para que o programa reprodutivo funcione de forma eficiente e os objetivos definidos sejam alcançados, devem ser atendidas algumas premissas:

Levantamento sanitário: A condição sanitária do rebanho vai influenciar diretamente na reprodução, pois existem doenças que provocam abortos, queda na condição geral dos animais e até mesmo aquelas que podem ser transmitidas pela cópula. Por isso, é fundamental que se faça uma avaliação do estado sanitário do rebanho, para que se tomem as medidas necessárias em função dos resultados obtidos. Se a saúde não estiver bem, o desempenho reprodutivo dos animais será comprometido.

Programa alimentar: Paralelamente ao programa reprodutivo deve-se implantar um programa alimentar. Se os animais não estiverem bem alimentados, a reprodução será afetada. E, mesmo que as cabras tenham uma gestação a termo, sem alimentação de boa qualidade e em quantidade suficiente, não será possível uma boa produção.

Mão de obra: Uma boa mão de obra é fundamental para que tudo que for determinado seja cumprido e que as informações fornecidas sejam confiáveis. O manejo reprodutivo, de forma geral, não apresenta grandes dificuldades, mas é necessário atenção e dedicação seguindo-se cuidadosamente a rotina estabelecida para alcançar os objetivos predeterminados.

Identificação dos animais: A identificação é necessária para que cada animal seja individualizado e para que possa ser anotado tudo que foi colocado em prática.

Outro ponto importante a ser considerado, é o bom estado dos órgãos genitais. A conformação e o volume do úbere indicam a capacidade de produção de leite da fêmea, já o tamanho e o posicionamento das tetas indicam o grau de facilidade de acesso pelas crias. Já no macho, o bom estado está relacionado ao tamanho e à conformação dos testículos, que indicam uma maior produção espermática e ausência de defeitos genéticos.

Fonte:  Silvana Teixeira

Compare Anúncios