CUSTO DE PRODUÇÃO É A MAIOR PREOCUPAÇÃO DO PECUARISTA -
Resultados da sua pesquisa

CUSTO DE PRODUÇÃO É A MAIOR PREOCUPAÇÃO DO PECUARISTA

Postado por Mário Freire em 4 de novembro de 2018
| 0

O doutor em zootecnia Vinícius Lampert, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, com sede em Bagé-RS, concedeu entrevista ao Giro do Boi para falar do projeto “Pesquisa sobre as prioridades da Pecuária de Corte Brasileira 2018”, que perguntou ao pecuarista quais são as suas principais necessidades e preocupações. A ideia da iniciativa é direcionar pesquisas, novas tecnologias, projetos de extensão rural, seja de aspecto público ou privado e políticas públicas para o setor produtivo. O trabalho, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPro/UFRGS), reuniu 1.630 respostas, sendo mais de 70% de entrevistados produtores e de 542 cidades de todas as unidade da Federação. 57,6% dos participantes da pesquisa indicaram o item custos de produção como “extremamente prioritário”. De acordo com Lampert, embora as principais prioridades fossem conhecidas, a intenção da Embrapa era obter um retrato mais atualizado deste quadro. “Desta forma a gente consegue usar recursos de forma mais eficiente. Esta é a grande finalidade”, afirmou.

Veja abaixo, em lista, quais são todos os quesitos citados na pesquisa como fonte de preocupação aos produtores:

1º – Custos de produção, citado por 57,6% dos pecuaristas;
2º – Capacitação dos recursos humanos e suporte técnico, por 46,2%;
3º – Conservação, fertilidade e recuperação de áreas degradadas, por 44,1%;
4º – Garantia da Qualidade e segurança do alimento, por 43,2%;
5º – Técnicas de pastagem cultivadas e nativas, por 43,1%

Os questionários que levaram aos dados acima foram respondidas entre abril e maio deste ano, mas as respostas seguem sendo coletadas até o final de dezembro.

Embora já se conheça as prioridades, agora os pesquisadores buscam entender a diversidades destas prioridades e sua ordem de relevância entre as regiões com uma base de dados mais ampla. “Para que a gente possa fazer um zoom, tentar entrar dentro do estados, tentar caracterizar cada estado do nosso Brasil”, concluiu

Compare Anúncios